As terapias de reabilitação são importantes durante os tratamentos de dependência química pois são os complementos que garantem que o paciente se manterá em abstinência e manterá o desejo de não utilizar determinadas substâncias.
A casa de recuperação tem o objetivo de identificar as experiências negativas do processo evolutivo, entender como essas experiências fizeram o sujeito ser quem ele é, e trabalhar arduamente buscando não apenas eliminar os sintomas adquiridos, mas realizar uma mudança no padrão de vida do dependente, gerando uma superação e uma evolução pessoal com melhorias.
Juntamente com o papel das terapias, a clínica de reabilitação busca trazer melhor qualidade de vida para o dependente químico e para a família do indivíduo.
Quais os tipos de terapias de reabilitação oferecidas?
Ginastica funcional: Essa modalidade é considerada mais leve diante da tradicional prática de musculação realizada em academias. A ginástica funcional trabalha praticamente sem equipamentos e utiliza os movimentos do próprio corpo praticados durante o dia-a-dia, mas com a intenção de fortalecer os músculos. Já foi cientificamente comprovado que realizar exercícios físicos melhora diversos aspectos do corpo humano, e para quem está em processo de reabilitação, realizar esse tipo de atividade provoca alterações fisiológicas, biológicas e psicológicas que resultam positivamente no tratamento e são consideradas como uma intervenção não medicamentosa.
Massoterapia: Com finalidade terapêutica, a massoterapia proporciona relaxamento muscular através de movimentos que ativam a pressão da musculatura superficial, profunda e dos ossos, e aumenta o fluxo do oxigênio do sangue liberando toxinas musculares trazendo ao paciente equilíbrio entre a mente e o corpo, além de uma grande sensação de relaxamento interior. As massagens realizadas são: Reflexologia, shiatsu express, massagem clássica ocidental, shiatsu express + reflexologia.
Dependência química: Os tratamentos para dependentes químicos são realizados por uma equipe composta por psicólogos, psiquiátras, loboterapeutas, massagistas, musicoterapeutas, profissionais de educação física, entre outros. São envolvidas diversas atividades que garantem a abstinência e trabalham a mente do paciente para que o desejo de continuar sem o uso da substância química ocorra. Um acompanhamento constante é excepcional, pois eles auxiliam os dependentes a se manterem fortes e focados e aptos a lidarem com qualquer situação.
Quais os benefícios das terapias de reabilitação?
- Estimula a abstinência;
- Melhora o humor;
- Diminui sintomas da depressão;
- Traz melhorias a saúde;
- Fortalece as relações pessoais;
- Ameniza a ansiedade;
- Melhora a memória;
- Fortalece o aprendizado.
Onde encontrar?
Você pode encontrar uma clinica que obtenha terapias de reabilitação na SuperAção. A clínica visa a recuperação do paciente de uma maneira saudável e evolutiva e está localizada a duas quadras do metrô Butantã, na Zona Oeste da cidade de São Paulo.