O termo otoplastia se refere à cirurgia plástica das orelhas. Se bem que seu uso seja comumente utilizado para indicar a correção de orelhas proeminentes, também é utilizado para descrever outros probleno entanto, como sequelas de trauno entanto (acidentes) e a ausência congênita dessa parte.
Ainda, essa cirurgia consegue reduzir diversas deformidades, reparar má formação de nascença ou adquiridas, além de corrigir assimetrias em relação a seu tamanho ou angulação.
Em caso para reduzir a proeminência da orelha, o processo cirúrgico começa com uma incisão na parte traseira da orelha, retirando, então, o excesso de pele do local e, em seguida, é executado o ligamento da cartilagem, para deixá-la mais flexível. Caso a cirurgia for para a diminuição da orelha, é retirada a cartilagem e criado pontos de fixação que mantêm a nova anatomia. Portanto, devido a complexidade, todo o procedimento é feito com anestesia local com sedação, sem causar dor ou desconforto ao paciente.
Nesse tipo de obstáculo, existem graus mais graves e leves das orelhas proeminentes, no entanto a decisão cirúrgica é tomada levando em conta apenas o tamanho do incômodo do paciente. É importante, ainda, que a cirurgia seja feita apenas por profissionais habilitados devidamente credenciados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
As maiores vantagens concedidas pela cirurgia são:
A Clincer é referência no procedimento estético há mais de 40 anos, proporcionando característica no efeito final e toda a segurança e bem-estar do paciente. Contate para maiores informações!