A aromaterapia é um tipo de tratamento alternativo, o qual utiliza óleos e outras essências como uma forma de tratamento complementar para algumas patologias desenvolvidas pelo nosso corpo. O objetivo desse tratamento é realizar a cura de indisposições tanto mentais quanto físicas.
Além disso, esse método faz parte da fitoterapia, que tem origem chinesa e engloba diversos tipos de tratamento que são utilizadas plantas medicinais ou biotivas para a cura do paciente.
Essa técnica terapêutica conhecida por aromaterapia utiliza-se de 100% das propriedades que os óleos essenciais podem oferecer, com o objetivo de proporcionar o equilíbrio e harmonia.
O grande diferencial dessa prática é que ela não atua apenas em nossa parte física, mas também em nossas emoções e no nosso estado mental, para assim alcançar a saúde física. Uma das muitas utilizações dessa técnica é para a estética facial e corporal.
O material que baseia todo o método utilizado pela aromaterapia são os óleos essenciais. Esses produtos caraterizam-se por serem compostos elaborados pelas próprias plantas, ou seja, são substâncias químicas naturais.
Vale ainda lembrar que, apesar do nome, as essências não são um sinônimo para óleos essenciais, pois elas são quimicamente modificadas e deixam de ser naturais. Esses óleos ainda exigem que sua produção e comercialização siga certas regras de plantação, colheita, extração e ainda fatores climáticos.
Se você se interessa pelo método, e deseja inscrever-se em um dos cursos de aromaterapia, conte com a Escola Oriental de Massagem e Aromaterapia (EOMA). Dentro do conteúdo programático dos cursos de aromaterapia pode-se encontrar desde a história da aroma terapia até a real aplicação e utilização dos vinte e cinco óleos essenciais utilizados no tratamento dos mais diversos problemas físicos e mentais.