Lúpus Eritematoso


O lúpus eritematoso é uma doença autoimune, com perfil inflamatório. Ela atinge diferentes órgãos e tecidos do corpo. O tratamento do lúpus é contínuo e tem como intuito controlar os sintono entanto da doença, que podem aparecer e desaparecer a qualquer momento. É classificada uma doença grave e que exige acompanhamento com o médico reumatologista.

O lúpus pode se manifestar em quatro tipos específicos: lúpus discoide, lúpus sistêmico, lúpus neonatal e lúpus induzido por drogas. Antes do tratamento do lúpus, é preciso fazer o diagnóstico da doença, que é bastante complexo e exige uma investigação detalhada por parte do médico reumatologista.

Exames de anticorpos, urina e radiografia da região do tórax podem ser solicitados. Após o diagnóstico, o médico indica um tratamento paliativo, que pode ser feito com corticoides tópicos, anti-inflamatórios e outros medicamentos.

Como diagnosticar e tratar lúpus eritematoso?

O lúpus atinge o sistema imunológico, fazendo com que as células de defesa comecem a atacar tecidos saudáveis por engano. As causas da doença não estão claras, no entanto os médicos acreditam que a predisposição genética seja um fator de risco. Para fazer o correto diagnóstico, a orientação é buscar um médico reumatologista.

O tratamento da doença é feito com o controle dos sintono entanto, por meio do uso de medicamentos específicos indicados pelo médico reumatologista. Pacientes diagnosticados com a doença também precisam fazer exames recorrentes para analisar sua imunização.

O problema, quando não tratado, pode evoluir para quadros graves de inflamações de órgãos e tecidos, inclusive do coração, rins, pulmões e cérebro. Em casos extremos, a doença pode levar o paciente a óbito.

O diagnóstico é feito pelo reumatologista, que analisa o paciente clinicamente e solicita exames de anticorpos, urina, hemograma, radiografia do tórax, biópsia do rim, entre outros exames que forem necessários.

Entre os sintono entanto da doença, é possível destacar: cansaço excessivo, vômito, arritmia, dormência, manchas avermelhadas na pele e probleno entanto para respirar.

A causa do Lúpus Eritematoso Sistêmico não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento.

A doença atinge mais as mulheres. Em caso de manifestação destes sintono entanto, é crucial agendar uma consulta com o médico reumatologista. Conheça o Instituto Iredo, em São Paulo!


   

© 2018 CotaNet, Todos os direitos reservados.